cover
Tocando Agora:

Ney Matogrosso faz 82 anos como eterno símbolo de vitalidade jovial na MPB

News

Ney Matogrosso faz 82 anos como eterno símbolo de vitalidade jovial na MPB
Ney Matogrosso faz 82 anos como eterno símbolo de vitalidade jovial na MPB (Foto: Reprodução)


♪ ANÁLISE – Hoje, 1º de agosto de 2023, Ney Matogrosso faz 82 anos. A data não é redonda, mas merece registro porque, em qualquer idade, o cantor permaneceu como símbolo de jovialidade e de vitalidade na música brasileira.

Quando irrompeu como facho colorido de luz na escuridão de 1973, como vocalista do grupo paulistano Secos & Molhados, Ney já tinha 32 anos. Era jovem, mas já não tinha vinte e poucos anos.

Só que, pela aura sexual que sempre envolveu a figura do artista, Ney desde sempre transcendeu qualquer limite ou clichê etário. Provocante e lascivo, mas sem nunca ter apelado para a vulgaridade, Ney de Souza Pereira – cidadão mais discreto quando está fora do palco, sem a fantasia usada em cena pelo Matogrosso – sempre descartou rótulos e certezas como artista.


Saiu no auge do trio Secos & Molhados em 1974 para seguir carreira solo incerta, e saiu com firmeza, descontente com a gestão empresarial do grupo. Iniciou discografia solo em 1975 à procura de identidade latino-americana quando voltara a ser um rapaz sem dinheiro no bolso e sem parentes importantes. Procurou a própria turma musical entre 1975 e 1980.

Seguiu fórmulas mercadológicas na primeira metade dos anos 1980, mas as descartou na segunda para ser fiel a si próprio. E foi. Ney Matogrosso tem excelentes discos no currículo, mas foi em cima do palco que fidelizou o público de todas as idades que o acompanha até hoje sem nunca deixar de ter sido renovado. Porque a alma do artista de 82 anos parece se conservar jovem.

Mesmo sem o viço de outrora, a voz ainda tem força e luminosidade. E a voz é somente um instrumento para Ney hastear no palco bandeiras como a da liberdade.

Livre de amarras e de pressões mercadológicas desde os anos 1990, década em que passou a gerar a discografia com total autonomia, Ney Matogrosso começa a garimpar repertório para provável álbum de músicas inéditas como se ainda fosse o cantor ávido de novidades que se iniciou na carreira solo em 1975 dois anos após ter sido um fenômeno de vendas no Brasil de 1973.


Como o tempo, Ney Matogrosso nunca parou e, no entanto, nunca envelheceu artisticamente. Aos 82 anos, o cantor continua com o bloco na rua. E, a julgar pelas durações recordes das recentes turnês do artista, cada vez mais gente vai atrás desse bloco. 

FONTE: G1 (Por Mauro Ferreira)

Comentários (0)